quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Nova Petrópolis-RS

Em nossa viagem ao Rio Grande do Sul, em Junho de 2013, conhecemos Nova Petrópolis. Uma cidadezinha muito charmosa, conhecida como o Jardim da Serra Gaúcha, que preserva até hoje a cultura germânica, o que é fácil de observar assim que se chega no lugar, especialmente por causa da arquitetura - um pedacinho da Europa no Brasil. 

Pórtico de Nova Petrópolis
Alugamos um carro no aeroporto de Porto Alegre e, no caminho para Gramado, paramos em Nova Petrópolis (cerca de 100Km de Porto Alegre e 35Km de Gramado). Seguimos pela conhecida Rota Romântica (BR 116), estrada muito tranquila, com belas paisagens e que atravessa diversas cidades que preservam a cultura alemã e possuem muitos atrativos, tanto urbanos como ecoturismo. A viagem durou cerca de 1h20min e chegamos por volta das 11h30min. 

Nova Petrópolis é uma cidade muito bem cuidada, limpa, arborizada e florida, e com uma arquitetura diferenciada. Foi isso que encontramos: um lugar aconchegante para caminhar na praça, tomar um café e conhecer um pouco da vida dos imigrantes. 

Rua Coberta
Centro de Informações
Prédios com estilo europeu
Na entrada da cidade há uma Central de Informações Turísticas - Torre Vigia, com uma arquitetura muito bonita e estilo medieval, onde é possível observar a cidade do alto da torre (25 metros), após subir 80 degraus. 

Centro de Informações
Em seguida, paramos na Praça da República, mais conhecida como Praça das Flores, que fica bem no centro da cidade. Nem precisa dizer que ela é toda florida, hein!? Lindíssima e muito bem cuidada. A vontade é sentar nos bancos e passar horas conversando por ali. A principal atração é o Labirinto Verde, que rende uma boa diversão em busca da chegada (entrada gratuita). Devo admitir que levamos um tempinho para chegar ao centro do labirinto!

Praça das Flores
Praça das Flores
Praça das Flores
Depois da Praça, seguimos para o Parque Aldeia dos Imigrantes, uma atração que retrata a história dos imigrantes alemães (cerca de R$ 10,00). A Aldeia é muito arborizada e possui um lago com pedalinhos. A caminhada pelo Parque é bastante agradável, e também há carrinhos que realizam passeios. 

Assim que entramos, fomos ao quiosque perto do "Biergarten" (Jardim da Cerveja), onde escutamos um pouco da música tradicional alemã, e algumas pessoas aproveitavam para dançar também. 

Pedalinho
Banda com trajes típicos
Almoçamos no restaurante da própria Aldeia. A fila estava imensa. Entretanto, há muitos restaurantes na rua principal e uma boa dica é pesquisar outros lugares antes de ir em restaurantes de atrações turísticas, que geralmente são mais caros e lotados. Após o almoço, ainda no Parque, tiramos "fotos de época", usando roupas típicas de imigrantes. Uma opção muito divertida e rende fotos muito legais. Eles entregam no hotel ou enviam pelos correios. 

Outro atrativo do Parque é a "Aldeia Histórica", reconstrução de antigos prédios históricos removidos de vários lugares, que retratam uma verdadeira aldeia de imigrantes alemães. A representação da vila é muito bonita, com casas, igrejas, museus, cemitério e ainda conta com a réplica da primeira cooperativa de crédito da América Latina, que teve sede em Nova Petrópolis. Um passeio agradável pela história da imigração, com muitas curiosidades.

Capela do Imigrante
Réplica na Aldeia Histórica
Réplica da 1ª Cooperativa de Crédito da América Latina
Da Aldeia do Imigrante, seguimos para uma fantástica atração turística, indicada por um casal de amigos gaúchos: o Ninho das Águias. Local que fica a 684 metros de altitude, com vista deslumbrante da região e do Vale do Caí, com inúmeras serras, tão alinhadas que parecem ter sido desenhadas. O acesso fica na BR 116, na altura do Km 181, no sentido Nova Petrópolis-Caxias do Sul. A entrada é bem discreta, e a subida íngreme, de terra e pedras, mas a vista compensa. Incrível!

Ninho das Águias
Ninho das Águias
No local, há um clube que realiza voos de parapente e asa delta. Devido às condições climáticas, no dia que fomos, não estavam operando voos, entretanto, as pessoas seguem para aquele local a fim de apreciar a vista, ver o pôr do sol, conversar com amigos, passear com cachorros, fazer piquenique e, sempre, tomar o chimarrão ou um bom vinho. Ambiente sensacional. Recomendo sempre! Foi uma indicação maravilhosa que fazemos questão de reproduzir. Para os mais aventureiros, é bom consultar as condições de voo antes de ir, caso queiram arriscar apreciar a vista "voando", sendo a melhor época em Outubro.

Ninho das Águias
Ninho das Águias
Durante nosso período de permanência na Serra Gaúcha, paramos duas outras vezes em Nova Petrópolis. Uma delas apenas para tomar um café, próximo à Praça das Flores. Outra, para almoçarmos no Restaurante e Vinícola Vina do Lago. Se soubéssemos que era tão bom, teríamos parado já no primeiro dia e almoçado lá. Recomendamos muito!!! Preço bom, comida excelente, vista para o lago e para a vinícola, e bom atendimento. Comemos um rodízio de filés e massas fantástico (filé de truta ao molho de alcaparras, filé mignon ao molho de ervas e talharim ao molho branco, costela de porco ao molho barbecue e macarrão ao pesto, tortelli, picanha...). 

Restaurante e Vinícola Viña do Lago
Restaurante e Vinícola Viña do Lago
Para finalizar, a cidade ainda possui outras atrações como o Moinho Rasche, o Pinheiro Multisecular e a queda d'água Johan Grings. E, para quem gosta de compras, há muitas malharias!

É isso. Quando forem ao Rio Grande do Sul, visitem o Jardim da Serra Gaúcha - Nova Petrópolis. ;)

Posts Relacionados: Bento Gonçalves-RSCambará do Sul-RS, Canela-RSCaxias do Sul-RS, Gramado-RS

             

          

3 comentários:

  1. Gostaria de saber se foi fácil alugar o carro no aeroporto ou se preciso fazer reserva antecipada,vou em novembro ,ficaremos em Gramado mas vamos fazer passeios pela regiao, Canela, Bento e Nova Petropolis, se puder me passar as informaçoes de aluguel do carro agradeço muito,bjs. claudiasvs@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cláudia! Você vai adorar a viagem! Ainda mais que em novembro começa o Natal Luz em Gramado. Depois dá uma olhada neste link http://www.natalluzdegramado.com.br/
      Em relação ao aluguel do carro, fizemos no Aeroporto de Porto Alegre. Foi bem fácil. No dia que chegamos, fizemos cotações em algumas locadoras e, na época, a empresa Hertz foi a que ofereceu melhores condições e preços. Algumas não tinham disponibilidade, haja vista a demanda. O mais indicado é reservar antes, principalmente porque você consegue preços melhores. No site do aeroporto de Porto Alegre (http://www.aeroportoportoalegre.net/aluguel-carros-aeroporto-porto-alegre) há uma opção para fazer cotações e reservar, assim como no site decolar.com. Também é possível alugar o carro através da companhia aérea (há informações nos sites respectivos). Acredito que há outros meios, mas espero que os indicados já te ajudem. ;)

      Excluir
    2. Muito obrigada Beth, pela gentileza e pelas dicas.Já tinha comprado os ingressos do natal luz e so faltava mesmo resolver o aluguel do carro mas eu sempre gosto de pedir a opiniao de quem ja usou o serviço,vou continuar acompanhando as dicas aqui, pra essa e para as proximas viagens,um beijao.

      Excluir