terça-feira, 15 de outubro de 2013

Bento Gonçalves-RS

Em nossa viagem à Serra Gaúcha, em Junho de 2013, reservamos um dia para conhecer Bento Gonçalves, lugar marcado por lindas paisagens, que mudam a cada estação do ano. Conhecida como a Capital Brasileira da Uva e do Vinho, é destaque também no setor moveleiro e uma cidade de altos índices de desenvolvimento humano.

Pipa na entrada de Bento Gonçalves
Em Bento Gonçalves é possível viajar na história da imigração italiana, ouvir um pouco da tarantela, conhecer lindíssimos vinhedos, e degustar deliciosos vinhos. Passeio imperdível!

Saímos de carro de Caxias do Sul, que fica distante cerca de 43 Km e, em aproximadamente 40 min chegamos em Bento  (118 Km de Gramado e 121 Km de Porto Alegre). Clique aqui para ver mapas bem detalhados de acesso a Bento Gonçalves.

Nossa primeira parada foi no receptivo do passeio da MariaFumaça, que fica na Estação Ferroviária de Bento Gonçalves, onde compramos o  ingresso (R$ 70,00 reais), que também permite a entrada no Parque Temático Epopéia ItalianaO ideal é solicitar reservas antecipadamente, pois os passeios costumam lotar!

Maria Fumaça
O passeio é uma viagem ao passado da imigração italiana através de shows folclóricos, encenações, e degustações de vinhos, espumante moscatel e sucos de uva, tudo dentro de uma locomotiva a vapor do século XIX, que percorre 23 Km atravessando as cidades de Garibaldi e Carlos Barbosa, com parada em cada estação, onde há apresentações de músicas e degustação de vinhos.

Estação
Degustação de vinho
Cantor na estação
O passeio é muito divertido e super recomendado! Dura em média 2h, e durante o percurso, há muitos shows e todo mundo entra no clima dançando e cantando. Além disso, em cada vagão, há uma guia explicando curiosidades sobre as cidades que a locomotiva atravessa. Tudo isso ao longo de lindas paisagens.

Maria Fumaça
Apresentação de música típica
Ao final , um transfer (ônibus) leva de volta ao início da estação, onde funcionários orientam a ida dos turistas ao Parque Temático Epopéia Italiana, para assistir a uma peça que retrata a história real de um casal de imigrantes italianos. Devido ao tempo, não assistimos à epopéia, mas recomendamos, pois ouvimos falar muito bem!

Após o passeio, almoçamos no centro de Bento, num buffet muito bom, com um preço excelente. A região dispõe de bons restaurantes, que podem ser melhor pesquisados no site tripadvisor

Depois do almoço, seguimos em direção ao Vale dos Vinhedos, que fica na zona rural, a 5Km do centro de Bento Gonçalves. A estrada é repleta de vinícolas, com lindos parreirais, e ainda por cima com cheirinho de uva! São inúmeras vinícolas para visitar, e em cada uma é possível fazer um tour guiado para conhecer o processo de elaboração dos vinhos e, ao final, fazer uma degustação.  Passeio imperdível!

Vista da estrada da Vinícola Miolo
Percorremos todo o Vale até chegarmos ao município de Monte Belo do Sul, onde fizemos uma pequena parada na Praça Pe. José Ferlin, que possui um lindo canteiro de flores e um chafariz "de vinho" (água com cor e aroma de uva!), em frente à bela Igreja Matriz São Francisco de Assis, com estilo gótico, construída em 1889.

Igreja Matriz São Francisco de Assis
Chafariz de "vinho"
Em seguida, retornamos ao Vale dos Vinhedos e escolhemos visitar a Vinícola Miolo. Gostamos bastante! Foi interessante, pois já havíamos ido à unidade da Miolo no Vale do São Francisco, na Bahia, que é chamada de Vinícola Ouro Verde, mas cada uma tem suas particularidades. Adquirindo um ingresso por R$ 10,00 (dez reais), é possível fazer a visita guiada e degustação, e metade do valor é revertido na compra de vinhos e espumantes.

Vinícola Miolo
Cave da Vinícola Miolo
Outra vinícola muito indicada é a Casa Valduga. Nosso tempo estava apertado e não conseguimos visitá-la, mas um dia queremos retornar para conhecer, pois recebemos ótimas recomendações. Ao lado da vinícola, há excelentes restaurantes e pousadas.

Por fim, não podíamos deixar de conhecer o famoso roteiro Caminhos de Pedra, Patrimônio Histórico e Cultural do Rio Grande do Sul. Passeio que recomendamos muito!

Caminhos de Pedra
O roteiro tem por objetivo resgatar e preservar a cultura italiana. Ao longo da estrada, há várias propriedades particulares abertas a visitação, tais como a Casa dos Doces Pedrebon, Casa Righesso, Restaurante Nona Ludia, Atelier João Bez Batti, Casa do Tomate,  Foto à moda antiga, Pousada Cantelli, Casa da Ovelha, Casa das Massas e Artesanato, Casa Fracalossi, Casa da Tecelagem, Restaurante Casa Vanni, Casa das Pequenas Frutas, Cantina Strapazzon, Vinícola Salvati e Sirena, Vitiaceri Uvas, Casa da Erva Mate, Casa da Confecção, Lovara Vinhos Finos.

Roteiro Caminhos de Pedra
A região é bem servida de placas indicativas de cada ponto de visitação, não há como se perder. Como não tivemos muito tempo, pois reservamos apenas um dia para Bento, escolhemos apenas alguns pontos.

Fomos primeiro à Casa da Ovelha e simplesmente amamos. Para quem gosta de animais, o lugar é perfeito. A entrada custa R$ 7,00 reais, idosos pagam R$ 5,00 reais, e o ingresso é gratuito para crianças abaixo de 1 metro.  A visita dura em média 1h e meia, e o valor inclui informações históricas, degustação de alguns produtos, apresentação de um vídeo e ainda é possível assistir a uma das atrações que são programadas em horários estabelecidos, como a amamentação de filhotes, tosquia, apresentação do pastoreio com o Cão Border Collie, corrida das ovelhas e ordenha.

Casa da Ovelha
Assistimos à amamentação dos filhotes. Foi perfeito! Aprendemos um pouco sobre a alimentação das ovelhas e tivemos a oportunidade de dar mamadeira para os filhotes e ração para as ovelhas adultas. Incrível! Muito bom esse contato com os animais. O passeio é muito indicado para quem está com crianças também.  O local possui uma loja com produtos feitos à base de leite de ovelha, como queijos, iogurtes, doces, molhos e cosméticos, além de souvenirs como ursos de pelúcia, chaveiros, etc.

Casa da Ovelha - Amamentação dos filhotes
Depois fomos à Casa da Erva Mate (entrada R$ 2,00 reais), onde aprendemos o processo de fabricação da erva mate e também do chimarrão, com direito a degustar no final. A casa dispõe de uma loja onde é possível comprar erva mate fabricada ali, bem como souvenirs.

Casa da Erva Mate
Se tivéssemos tempo, visitaríamos todos os pontos, pois cada um reserva uma surpresa interessante.

Após um ótimo dia em Bento, retornamos para Caxias do Sul, onde estávamos hospedados. Uma dica é ficar mais de um dia em Bento, para explorar melhor as vinícolas e o roteiro Caminhos de Pedra. A região possui boas pousadas/hotéis e restaurantes.

É isso. Não deixe de visitar Bento Gonçalves quando for à Serra Gaúcha. E tente reservar mais de um dia, pois há muito para se ver. ;)

Posts Relacionados: Cambará do Sul-RS, Canela-RSCaxias do Sul-RSGramado-RSNova Petrópolis-RS