sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Salvador-BA

Salvador, a primeira capital do Brasil, é conhecida por ser um lugar repleto de muita cultura, ótima culinária e belas praias. Em Outubro de 2013 fomos à Bahia onde passamos 4 dias, reservando 3 para a Praia do Forte, e 1 dia para fazer um city tour em Salvador.


Vista da Baía de Todos os Santos, Elevador Lacerda, 
Mercado Modelo e Monumento à Cidade de Salvador
Apesar do tempo apertado, conseguimos conhecer muitos pontos turísticos e apreciar belas paisagens. Saímos da Praia do Forte numa segunda-feira de manhã, com o transfer da empresa Praia do Forte Turismo, em direção a Salvador (enfrentamos muito engarrafamento devido a obras na estrada), e com ele seguimos para conhecer a cidade.

Nossa primeira parada foi na Igreja Nosso Senhor do Bonfim, onde ficam as famosas Fitinhas do Bonfim. De lá, seguimos para o Forte de Nossa Senhora de Mont Serrat, no limite norte da cidade de Salvador, de onde se tem uma bela vista da Praia de Boa Viagem.


Igreja Nosso Senhor do Bonfim


Igreja Nosso Senhor do Bonfim
Forte de Nossa Senhora de Mont Serrat


Forte de Nossa Senhora de Mont Serrat
Praia de Boa Viagem - Vista do Forte Mont Serrat
Depois, seguimos para o Mercado Modelo (segunda a sábado – 9 às 19h; domingos e feriados, 9 às 14h), que é um imenso centro de artesanato, com diversas lojas e também restaurantes. Nos arredores do Mercado muitas pessoas comercializam fitinhas do Bonfim e outros adereços, e costumam ser bastante insistentes.


Vista do Mercado Modelo
Compramos algumas lembrancinhas (tem que levar lembrancinha!), e seguimos até o Elevador Lacerda, através do qual é possível chegar ao Pelourinho (R$ 0,15 centavos para subir/descer). Antes de subir, preste atenção no Monumento à Cidade de Salvador, de Mário Cravo, que fica quase em frente ao elevador.

Lá em cima, o destaque fica para a vista fantástica da Baía de Todos os Santos. É a segunda maior baía do mundo, e a maior do Brasil.


Elevador Lacerda
Vista da Baía de Todos os Santos, Elevador Lacerda, 
Mercado Modelo e Monumento à Cidade de Salvador
A saída do elevador fica em frente à Praça Tomé de Sousa, onde estão prédios públicos como a sede da Prefeitura, a Câmara Municipal, o Palácio Rio Branco, e também a estátua de Tomé de Sousa, fundador da cidade e primeiro governador-geral do Brasil.

Praça Tomé de Sousa
Estátua em homenagem a Tomé de Souza
Dali, partimos para conhecer o Centro Histórico, que possui muitas ladeiras, uma arquitetura típica com diversas construções coloridas, igrejas de grande valor histórico, lojas, bares, restaurantes, teatros e museus. Como estávamos com pouco tempo, escolhemos alguns pontos para explorar, mas há muito o que se ver.

Passamos pelo Monumento da Cruz Caída, de onde se tem uma bela vista da Baía de Todos os Santos e da Cidade Baixa; pelo Largo Terreiro de Jesus, onde fica a  Catedral Basílica Primacial São Salvador; pelas diversas ruas estreitas com muitas lojas, restaurantes e construções típicas coloridas; pelo Largo do Pelourinho, onde ficam a Fundação Casa de Jorge Amado, o Museu da Gastronomia Baiana, espaço mantido pelo Senac e a Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos.


Monumento da Cruz Caída
Largo Terreiro de Jesus
Catedral Basílica Primacial São Salvador
Catedral Basílica Primacial São Salvador
Largo do Pelourinho
Largo do Pelourinho
Museu da Cidade e Fundação Casa de Jorge Amado
Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos
Almoçamos no Restaurante do Senac (buffet livre, R$ 40,00 reais), na Praça José de Alencar, Largo do Pelourinho, ao lado do Museu da Gastronomia Baiana. A comida é regional, muito boa, e com uma variedade incrível. Um destaque para os quindins que estavam maravilhosos e para as garçonetes vestidas com roupas típicas.


Restaurante do Senac
Depois, ainda passamos pelo Largo Cruzeiro de São Francisco, onde fica a Igreja de São Francisco, tombada pelo IPHAN, e classificada com uma das sete maravilhas portuguesas no mundo (Não deixe de entrar! Infelizmente estava fechada quando fomos). Por fim, visitamos a Igreja da Ordem Terceira de São Francisco, tombada pelo IPHAN. No anexo desta igreja funciona um museu, onde podemos encontrar o trono usado por Dom João VI, Dom Pedro I e II.


Igreja e Convento de São Francisco
Largo Cruzeiro de São Francisco - Vista para a Catedral
Igreja da Ordem Terceira de São Francisco
Igreja da Ordem Terceira de São Francisco
Igreja da Ordem Terceira de São Francisco
Museu na Igreja da Ordem Terceira de São Francisco
Museu na Igreja da Ordem Terceira de São Francisco
Após explorar o Centro Histórico, retornamos ao Mercado Modelo, e o transfer nos levou até a Igreja do Santíssimo Sacramento do Passo, que foi palco do filme O Pagador de Promessas, ganhador da Palma de Ouro em Cannes, no ano de 1962. A igreja estava fechada, mas pudemos apreciar as tão famosas escadarias.


Igreja do Santíssimo Sacramento
De lá, seguimos para o Forte de Santo Antônio da Barra, mais antiga edificação militar do Brasil, onde ficam o Farol da Barra e o Museu Náutico da Bahia (terça a domingo, 9 às 19h). Não conseguimos visitar o museu porque estava fechado, mas ficamos até o fim da tarde para contemplar o belíssimo pôr do sol. Alíás, muitas pessoas se reúnem ali para assistir no fim da tarde, tanto turistas como moradores. 


Forte de Santo Antônio da Barra
Pôr do Sol no Farol da Barra
Pôr do Sol no Farol da Barra
Pôr do Sol no Farol da Barra
Seguimos para o aeroporto no início da noite, apreciando a orla de Salvador. Enfrentamos um engarrafamento muito grande até lá, mas conseguimos chegar a tempo.

O transfer que contratamos para fazer o percurso Salvador - Praia do Forte - Salvador, e para fazer o city tour foi da empresa Praia do Forte Turismo, como mencionamos também no post da Praia do Forte (confira o post), mas, infelizmente, o trecho Praia do Forte - Salvador e o city tour não foram bons. Enfrentamos um engarrafamento de horas e horas devido a obras que estavam sendo realizadas e, ao contrário do transporte que realizou o transfer Salvador - Praia do Forte, a van que disponibilizaram para o nosso retorno e para fazer o city tour era velha e o ar condicionado não estava funcionando bem. Além disso, contratamos o city tour com guia, entretanto, não foi disponibilizado um. 

Enfim, gostamos muito da nossa visita a Salvador, cidade cujo centro histórico transpira cultura, com belíssimas igrejas. Além disso, um destaque para as praias, e lindas paisagens, em especial a vista da Baía de Todos os Santos e o pôr do sol no Farol da Barra. Não deixe de visitar! ;)

Post Relacionado: Praia do Forte-BA

              

          

Nenhum comentário:

Postar um comentário