quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Bonito-MS: Grutas São Miguel e Lago Azul e Bote no Rio Formoso

Em nosso segundo dia de passeio em Bonito-MS, conhecemos, pela manhã, as Grutas do de São Miguel e Lago Azul, e à tarde, fizemos o passeio do Bote no Rio Formoso.

Gruta do Lago Azul
Após o café da manhã, seguimos com o transfer da Bonitour para as Grutas de São Miguel (18Km, R$36,00 entrada, R$25,00 transfer - pagamos um único transfer para os dois passeios das Grutas). Quando chegamos ao receptivo do passeio, já ficamos encantados com as inúmeras araras vermelhas voando e se alimentando no local. Simplesmente lindo.

Arara Vermelha - Grutas de São Miguel

Araras Vermelhas - Grutas de São Miguel
Assistimos a uma palestra sobre as Grutas de São Miguel, recebemos um capacete para proteger a cabeça, e um guia nos conduziu ao início do passeio, logo ao lado do receptivo, numa ponte de madeira suspensa. Depois, seguimos por uma trilha na mata (acesso fácil), com alguns paradas durante o percurso para explicações. O interior da gruta é lindo, com muita formações como estalactites e estalagmites. Passeio muito interessante. Não deixe de ir com roupas confortáveis e tênis.

Trilha - Grutas de São Miguel
Grutas de São Miguel
Logo após, o transfer da empresa Bonitour nos levou para a Gruta do Lago Azul (19Km, R$36,00 entrada, R$25,00 transfer* -  pagamos um único transfer para os dois passeios das Grutas). É o principal cartão postal de Bonito, tombado como monumento natural pelo IPHAN . Passeio realmente imperdível. Costuma lotar com rapidez, por isso é importante reservar o quanto antes.

Gruta do Lago Azul
A trilha até a gruta é um pouco cansativa, e a descida bastante íngreme. No dia que fomos estava úmido, o que tornou o caminho escorregadio, mas a visão que tivemos quando chegamos ao interior da caverna foi algo indescritível.

Uma gruta repleta de estalactites e estalagmites, e um lago incrivelmente azul com águas cristalinas. Estima-se que o lago tenha uma profundidade de 90 metros. Não se sabe a origem daquelas águas, mas acredita-se que seja de um rio subterrâneo. A época ideal para visitar é nos meses de dezembro e janeiro, pela manhã, quando os raios solares incidem diretamente na entrada da gruta, tornando o azul do lago ainda mais incrível.

Após o passeio, o transfer nos levou de volta para a cidade. Almoçamos no Restaurante Casarão  com um casal de gaúchos que conhecemos lá.  Voltamos para a pousada porque precisávamos pegar uma calça para realizar o treinamento do rapel que seria no fim da tarde como preparação para o passeio do dia seguinte, o Abismo Anhumas.

Depois disso, o transfer da empresa Bonitour nos levou para o passeio do Bote no Rio Formoso (R$77,00 entrada, R$25,00 transfer*). Cerca de 10 pessoas, fora um condutor, vão num bote que segue a correnteza no Rio Formoso, com belas paisagens. Ao longo do percurso (6Km), há algumas descidas que garantem a emoção do passeio. Assim, quando o condutor gritava “posição cachoeira”, todos tinham que largar os remos, segurar na corda ao redor do bote e gritar! Durante o percurso, havia também disputa entre os botes, com uns jogando água nos outros. Diversão garantida. Após a última descida há parada para banho no rio. O passeio termina na Ilha do Padre (sim, a ilha pertencia a um padre), onde há uma lanchonete e araras vermelhas que chamam a atenção de todos! Não deixe de levar toalha e roupa para trocar após o passeio.

Bote no Rio Formoso
Arara Vermelha no Receptivo do Passeio
Durante o passeio, há fotógrafos que registram todos os momentos. Quando chegamos à Ilha do Padre, podemos adquirir um CD com fotos e filmagens.

Depois, seguimos para o centro de treinamento para o rapel no Abismo Anhumas. Sim, Abismo Anhumas. Já ouviu falar? Nem sabíamos da existência desse lugar mágico! Mas quando começamos a pesquisar sobre Bonito, ficamos encantados e não podíamos deixar de fazer. Um dia antes, entretanto, eles realizam um treinamento num centro que fica no centro da cidade. Como fomos aprovados (sim, eles avaliam se a pessoa tem condições físicas para realizar o passeio, já que consiste num rapel negativo de 72 metros de altura, e não apenas descemos, mas subimos também!), seguimos a pé para o Bonito Scuba onde alugamos as roupas de mergulho para fazer a flutuação no lago que fica no Abismo Anhumas. O aluguel da roupa está incluso no valor do passeio.

Terminamos o nosso dia no Vício da Gula, onde comemos um delicioso X-jacaré com suco de limão e chantilly. Fomos dormir cedo, pois sairíamos às 6:30h da manhã seguinte para o passeio do Abismo Anhumas.

X-Jacaré
É isso. Continue acompanhando nossa viagem. Ainda há muita coisa fantástica pela frente! ;)

*Preços de Fevereiro de 2013, na baixa temporada.