sexta-feira, 11 de julho de 2014

Lisboa-Belém e Castelo de São Jorge

Lisboa, a capital de Portugal, localiza-se às margens do Rio Tejo. É a porta de entrada para muitos turistas brasileiros que vão à Europa, e esbanja cultura, belas paisagens, ótima culinária e muitas atrações turísticas. 


Torre de Belém
Quem acompanha nosso blog, já viu que viajamos para a Europa em Janeiro de 2012, com destino a Roma e Paris, e aproveitamos uma conexão de quase 10h em Lisboa (confira aqui) para conhecer um pouquinho do Parque das Nações, ocasião em que percorremos a Alameda dos Oceanos e adjacências, visitamos o Oceanário, passeamos por lindos jardins e também no teleférico com vista para o Rio Tejo e para a Ponte Vasco da Gama, fomos ao Shopping Vasco da Gama e observamos a belíssima Estação Oriente.

Em Maio de 2014, voltamos para a Europa, e reservamos 2 dias para conhecer um pouco mais de Lisboa. Nossa viagem começou em Londres, e seguimos por Amsterdã, Bruxelas, Bruges, Gent e Paris (aguardem próximos posts), de onde pegamos um voo à noite para Lisboa.  

Ficamos hospedados no Hotel Roma, que possui excelentes acomodações, café da manhã com muita variedade, e, apesar de longe dos principais monumentos, há uma estação de metrô nas proximidades.


Hotel Roma
Pegamos um mapa da cidade e do metrô no próprio hotel, e os funcionários foram muito simpáticos esclarecendo nossas dúvidas sobre a melhor maneira de chegar às atrações turísticas. É possível comprar bilhetes de metrô (que também servem para outros meios de transporte - elétrico ou ônibus) na própria estação, em máquinas auto-explicativas, que aceitam apenas dinheiro. No espaço de 1h, é possível pegar o metrô e um elétrico/ônibus com a mesma passagem. Em caso de dúvidas, há um funcionário no metrô ajudando.

Em nosso primeiro dia, uma segunda-feira, saímos de manhã para conhecer Belém. Fomos de metrô e depois pegamos um elétrico. Nossa primeira parada foi na Casa Pastéis de Belém, para experimentar o famoso pastel de Belém, que, por sinal, é uma das sete maravilhas da gastronomia de Portugal. Sim, são realmente deliciosos! 


Casa Pastéis de Belém
Casa Pastéis de Belém
Pastéis de Belém e Vinho do Porto
Casa Pastéis de Belém
Depois, passamos em frente ao Museu Nacional dos Coches, que estava fechado (terça a domingo, 10-18h; entrada, 6 euros), e seguimos pelo Palácio Nacional de Belém, a residência oficial do Presidente da República Portuguesa, localizada em frente à Praça Afonso de Albuquerque.


Museu Nacional dos Coches
Palácio Nacional de Belém
Praça Afonso de Albuquerque
Dali, andamos até a belíssima Praça ImpérioMosteiro dos Jerônimos. O mosteiro, em estilo manuelino, é considerando Patrimônio Mundial pela Unesco e foi eleito como uma das sete maravilhas de Portugal. Funcionamento: outubro a abril, 10 às 17:30h; maio a setembro, 10-18:30, todos os dias, exceto segundas-feiras). Na ala ocidental do mosteiro, fica o Museu Nacional de Arqueologia (terça a domingo, 10-18h).

A entrada do Mosteiro custa 10 euros, mas, se você também for visitar outros monumentos, como a Torre de Belém e o Museu Nacional de Arqueologia, por exemplo, é possível comprar tickets combinados com preços mais vantajosos (veja aqui). Não fizemos a visita interna ao mosteiro nem ao museu porque nosso tempo estava bem corrido, mas é super indicado, não deixe de ir! 


Praça Império
Praça Império
Mosteiro dos Jerônimos
Mosteiro dos Jerônimos
Museu Nacional de Arqueologia
Do outro lado da Praça Império, às margens do Rio Tejo, contemplamos o Padrão dos Descobrimentos, construído em forma de uma caravela e inaugurado por ocasião dos 500 anos da morte do Infante D. Henrique. Dos dois lados do monumento é possível observar várias estátuas que fazem referência aos descobrimentos portugueses. O destaque fica para o Infante Dom Henrique olhando para o Rio Tejo e segurando uma caravela. 


Padrão dos Descobrimentos
Padrão dos Descobrimentos
Padrão dos Descobrimentos
Ainda, em frente ao padrão, há uma rosa dos ventos de 50 metros de diâmetro desenhada no chão, que foi um presente da África do Sul. No centro, o mapa do mundo destacando a rota das navegações portuguesas.

Detalhe do mapa no centro da Rosa dos Ventos
O monumento possui elevador, e do mirante é possível ter uma belíssima vista do Rio Tejo, da Ponte 25 de Abril (liga Lisboa a Almada), do Santuário Nacional de Cristo Rei (um monumento religioso em homenagem ao Sagrado Coração de Jesus), da Torre de Belém, da Praça Império e do Mosteiro dos Jerônimos, do Palácio Nacional de Belém e do Centro Cultural de Belém. Não deixe de subir! Funcionamento: março a setembro, todos os dias, 10-19h  - fechado nas segundas-feiras do mês de março; outubro a fevereiro, de terça a domingo, 10-18h; entrada, 4 euros. 


Ponte 25 de Abril. À direita, Santuário Cristo Rei,
Santuário Nacional de Cristo Rei
Torre de Belém
Praça Império e Mosteiro dos Jerônimos
Palácio Nacional de Belém
Centro Cultural de Belém
Em frente ao Padrão dos Descobrimentos, vimos que é possível alugar diciclos da Moving Free Segway Experience, como estes da foto abaixo. O aluguel custa 7, 13 e 22 euros para 15, 30 e 60 minutos, respectivamente. Há passeios guiados também.   


Diciclo da Moving Free Segway Experience
Seguimos andando pelas margens do rio até a Torre de Belém, monumento classificado pela Unesco, em 1983, como Patrimônio Mundial, e eleito, em 2007 como uma das 7 maravilhas de Portugal. A torre foi construída estrategicamente para a defesa de Lisboa. Infelizmente, não conseguimos fazer a visita, pois, como era uma segunda-feira, a torre estava fechada. Funcionamento: outubro a abril, 10 às 17:30h; maio a setembro, 10-18:30, todos os dias, exceto segundas-feiras. A entrada custa 6 euros, mas, se você também for visitar outros monumentos, como o Mosteiro dos Jerônimos, por exemplo, é possível comprar tickets combinados com preços mais vantajosos. (confira aqui). 


Torre de Belém
Torre de Belém
Torre de Belém
Em frente à Torre de Belém, na parada do ônibus hop on hop off, compramos o bilhete da empresa City Sightseeing, dentro do próprio ônibus, e seguimos de volta com ele até o Mosteiro dos Jerônimos, e dali andamos até o Restaurante Os Jerônimos, na Rua Belém, onde almoçamos. Se indicamos? Muito. Atendimento e preços muito bons, bacalhau excelente! Destaque para o azeite quente com alho e a dica do maître de como realmente se come o bacalhau. Aprovado!


Restaurante Os Jerônimos
Após o almoço, seguimos com o ônibus hop on hop off da City Sightseeing e passamos pelos seguintes pontos: Cais do Sodré, Praça do Município, Rua do Comércio, Praça do Rossio, Praça dos Restauradores, Avenida de Liberdade e Marquês de Pombal

Descemos na Praça Marquês de Pombal, último ponto, em frente à Avenida Liberdade e ao Parque Eduardo VII, e lá esperamos o ônibus seguinte em direção à parada Campo Pequeno, onde fica a Plaza de Toros e o Centro Comercial Campo Pequeno


Praça Marques de Pombal
Detalhe do poste de iluminação
Praça Eduardo VII
Praça Eduardo VII
Plaza de Toros
Voltamos andando para o hotel, e à noite, jantamos no Café Espaço TinTim, uma agradável cafeteria temática, localizada na rua onde estávamos hospedados. 


Café Espaço Tintim
No dia seguinte pela manhã, uma terça feira, seguimos de metrô até a Praça da Figueira,  na onde há uma estátua de Dom João I e a estação de metrô do Rossio.

Andamos até a Praça do Rossiotambém conhecida como Praça Dom Pedro IV. No centro, pode-se contemplar a estátua de Dom Pedro IV, 28º Rei de Portugal e 1º Imperador do Brasil; e ao fundo, o Teatro Dona Maria II


Praça da Figueira
Praça do Rossio
Estátua de Dom Pedro IV
Teatro Dona Maria II
Da Praça do Rossio é possível seguir pela Rua Augusta, com muitas lojas e restaurantes, e através da qual se chega ao Arco Triunfal (onde há um miradouro) e à Praça do ComércioEsta última também é conhecida como Terreiro do Paço e fica à beira do Rio Tejo. No centro dela, ergue-se a estátua de Dom José I. 


Rua Augusta
Após, conhecer um pouco da Baixa de Lisboa, pegamos o elétrico 28 até o Miradouro Santa Luzia, de onde se tem uma bela vista do bairro Alfama e do Rio Tejo. 


Vista do Miradouro Santa Luzia - Bairro Alfama e Rio Tejo
Vista do Miradouro Santa Luzia - Bairro Alfama
Do Miradouro Santa Luzia seguimos andando pelas ladeiras até o Castelo de São Jorgeuma fortificação construída pelos muçulmanos no Séc. XI, com uma bela praça e torres, vestígios do antigo paço real, sítio arqueológico, exposição permanente, câmera obscura e um mirador. Funcionamento: novembro a fevereiro, 9-18h; março a outubro, 9-21h. A entrada custa 7.50 euros. Ao redor do castelo há muitas ladeiras, restaurantes e lojinhas de souvenirs.
Castelo de Sâo Jorge
Castelo de Sâo Jorge
Castelo de Sâo Jorge

Castelo de Sâo Jorge
Castelo de Sâo Jorge
Castelo de Sâo Jorge
Pavão no Castelo de Sâo Jorge
Do Mirante do Castelo é possível ter uma vista privilegiada do Rio Tejo, da Ponte 25 de Abril, do Elevador de Santa Justa, da Praça do Comércio, da Figueira, do Rossio, da Praça Marquês de Pombal e da Avenida de Liberdade.  


Vista do Castelo de São Jorge - Ponte 25 de Abril
Vista do Castelo de São Jorge - Elevador de Santa Justa
Vista do Castelo de São Jorge - Elevador de Santa Justa
Vista do Castelo de São Jorge - Praça do Comércio e Arco Triunfal
Vista do Castelo de São Jorge - Arco Triunfal
Vista do Castelo de São Jorge - Praça da Figueira e, ao fundo, Praça do Rossio
Do Castelo, ao meio dia, retornamos de elétrico para a Praça da Figueira, e ali pegamos o metrô para o hotel. Fomos para o aeroporto com o transfer disponibilizado pelo hotel.

Nossa estada em Lisboa foi curta, mas aproveitamos bastante o tempo que passamos lá. Com certeza ainda há muito para conhecer, e esperamos voltar em breve! 

*O que vimos: 

1º dia: Casa Pastéis de Belém, Museu Nacional dos Coches, Palácio Nacional de Belém e Praça Afonso de Albuquerque, Praça Império e Mosteiro dos Jerônimos, Padrão dos Descobrimentos, Torre de Belém, passeio turístico com o hop on hop off. 

2º dia: Praça da Figueira, Praça do Rossio, Rua Augusta e Castelo de São Jorge (manhã). 

*Dica sobre o ônibis de turismo hop on hop off: Em frente a algumas atrações turísticas, há uma parada do ônibus hop on hop off, um ônibus de turismo, com primeiro andar, que circula pelos pontos especificados no mapa que eles fornecem . Pudemos observar três empresas realizando este serviço, mas cada uma com vantagens, valores, horários e número de linhas (percursos/roteiros) diferentes: Citysightseeing, Yellow Bus e Lisbon Sightseeing Gray Line

Os ônibus geralmente passam a cada 30min (ou intervalo menor/maior, dependendo da empresa) e a pessoa pode escolher qual ponto gostaria de explorar mais, descer, e depois esperar o próximo. 

Assim que receber o mapa, não deixe de conferir o último horário do ônibus, que varia nos meses de verão e inverno, para não correr o risco de perdê-lo. 

Após uma melhor análise comparativa, pudemos constatar que as vantagens e os valores do Lisbon Sightseeing Gray Line são mais atrativos. 

Posts Relacionados: Lisboa-Parque das Nações


            

          

Nenhum comentário:

Postar um comentário