quarta-feira, 2 de julho de 2014

Praia do Patacho-AL

A Praia do Patacho fica no município de Porto de Pedras, em Alagoas. É desses lugares que você chega e não quer sair mais. Paraíso mesmo. Sem exageros. Não é à toa que foi eleita a quinta melhor praia do Brasil pelo Guia 4 Rodas  2013/2014.


Pousada Patacho - Praia do Patacho
Quem acompanha nosso blog já observou que visitamos o município de Porto de Pedras algumas vezes (confira aqui e aqui), mas sem nos hospedarmos lá, pois sempre fazíamos um bate-volta de Japaratinga. Dessa vez, em Janeiro de 2014, fomos para ficar (fim de semana), e agora estamos trazendo mais algumas dicas e fotos!

Porto de Pedras fica a 155km de Recife-PE (2 horas e meia pela pista litorânea PE-60, estrada com muitas curvas), cerca de 100km de Maceió-AL (2 horas pela pista litorânea AL-101, estrada com muitas curvas), e apenas 20km de Maragogi-AL. A partir de Maragogi e Recife, o acesso é feito através de uma balsa no Rio Manguaba, em Japaratinga (R$10,00 por carro).

Após a travessia da balsa, o acesso à Praia do Patacho pode ser através da rua do Posto Patacho, ou da Praça que possui uma televisão e a estátua do Padre Cícero.



Praça em Porto de Pedras
Passamos um fim de semana em Janeiro de 2014 e ficamos hospedados na belíssima Pousada Patacho, que foi eleita a oitava pousada mais romântica do país pela Editora Abril. Nem precisa dizer que o fim de semana foi perfeito, né?


Pousada Patacho
Pousada Patacho
A pousada é um encanto! Possui pouquíssimos quartos e uma decoração delicada, preocupada com detalhes, rústica, romântica e com muito conforto. Além disso, é na beira da praia. Um paraíso!


Pousada Patacho
Pousada Patacho
Ao redor dos quartos, no jardim, há redes, charmosas cadeiras, espreguiçadeiras, balanços, local para massagem, além de mesas ao ar livre, onde também podem ser feitas refeições. O toque final fica por conta de um deck fantástico que durante o dia serve para colocar as espreguiçadeiras e apreciar a praia, e à noite é um ótimo lugar para ver as estrelas. À propósito, à noite, o céu estrelado é um espetáculo à parte.


Deck na Pousada Patacho
Pousada Patacho
Pousada Patacho
Pousada Patacho
Pousada Patacho
Pousada Patacho
Mesa ao ar livre na Pousada Patacho
A área do restaurante é super charmosa, e o cardápio muito bom! Durante o café da manhã, que é bastante farto e gostoso, recebemos a visita de simpáticos saguis. A pousada ainda dispõe de uma sala de vídeo com uma pequena biblioteca, CDs  e DVDs, que ficam disponíveis para os hóspedes utilizarem tanto no quarto como na sala.

Restaurante da Pousada Patacho
Restaurante da Pousada Patacho
Restaurante da Pousada Patacho
O atendimento dos funcionários é ótimo, sempre simpáticos e dispostos a ajudar. E o dono é um designer francês, Christian, que é bastante atencioso.

A praia é um espetáculo à parte. Como já dissemos e não cansamos de repetir, um paraíso! O mar é verdinho e transparente, bem calmo, e a praia é cercada de coqueiros, quase deserta.


Praia do Patacho
Praia do Patacho
Reservamos a manhã para caminhar e, quando a maré já estava baixa, andamos vários minutos (sem exageros!) mar adentro até as piscinas naturais. É uma característica da Praia do Patacho: quando a maré está baixa, você precisa andar muito (muito mesmo), mar adentro, para conseguir chegar até as piscinas, além disso, o mar fica bastante raso. Quem não estiver disposto a “caminhar”, há jangadas/barcos que podem levar os turistas até as piscinas também.


Praia do Patacho
Praia do Patacho
Praia do Patacho
Por-do-sol na Praia do Patacho
Se você possuir snorkel, não deixe de levar, porque há peixinhos nas piscinas. E leve também sapatilhas ou uma sandália de borracha para não machucar os pés nos corais e ouriços.

Ao longo da praia não há infraestrutura de restaurantes/bares, e é bom evitar ir aos domingos, pois, embora não fique lotada de pessoas, costuma não ficar tão deserta.

Ficar hospedado na Praia do Patacho é usufruir de um momento mágico, cheio de romantismo. Para quem vai passar mais dias na região, confira nosso post Porto de Pedras-AL, nele há dicas de passeios na cidade, como a visita ao Projeto Peixe-Boi Marinho, além de indicações de outras opções de hospedagem na região, que inclusive pretendemos visitar em breve, como as pousadas Vila do Patacho, Xuê, Aldeia Beijupirá e Borapirá. ;)



          

          

Nenhum comentário:

Postar um comentário