domingo, 31 de maio de 2015

Ushuaia-Argentina: Parque Nacional Terra do Fogo, Glaciar Martial e Playa Larga

O Parque Nacional Terra do Fogo, em Ushuaia - Argentina, foi criado em 1960 para conservar o bosque andino patagônico. Ao longo do parque é possível andar no trem do fim do mundo, fazer trilhas pelo bosque observando a vegetação típica da região, formada principalmente por lengas e ñire, e contemplar a belíssima Bahia Lapataia, onde golfinhos andinos podem surpreender os turistas com seus saltos.
Parque Nacional Terra do Fogo
Visitamos Ushuaia, Argentina, em Março de 2015, onde passamos 6 dias (5 diárias), e realizamos o total de 6 passeios. Registramos em nossa publicação Ushuaia-Argentina: dicas úteis e roteiro uma série de informações sobre como chegar, onde se hospedar, principais passeios e dicas de roteiro. 

Neste post vamos reunir informações e impressões sobre nossa visita ao Parque Nacional Terra do Fogo, Glaciar Martial e Playa Larga.
Parque NacionalTerra do Fogo
A visita ao Parque Nacional, Glaciar Martial e Playa Larga pode ser realizada por conta própria, mas optamos por fechar o passeio completo com a empresa Brasileiros em Ushuaia e recomendamos, pois não precisamos nos preocupar com deslocamento e, além disso, as informações dos guias foram muito valiosas. 

O passeio teve início pela manhã, quando a van da empresa Brasileiros em Ushuaia foi nos buscar no Hotel Austral. Seguimos, então, para o Parque Nacional Terra do Fogo e lá, nossa primeira parada, foi na Estação do Fim do Mundo, de onde sai o trem do fim do mundo, que percorre os últimos 7 Km do trilho original (que perfazia um total de 25 Km) por onde eram transportados os presos há quase cem anos. 
Trem do Fim do Mundo
Trem do Fim do Mundo
O grupo podia optar entre seguir de trem ou realizar uma trilha, e preferimos a segunda opção, mas antes nossa guia nos levou para conhecer o famoso correio do fim do mundo!
Correio do Fim do Mundo
Correio do Fim do Mundo
Carteiro do Fim do Mundo
Correio do Fim do Mundo
A parada no correio do fim do mundo é obrigatória para todo viajante carimbar o passaporte e enviar um postal!
Depois, nossa guia (muito simpática!) nos conduziu por uma trilha de fácil acesso e bem sinalizada pelo bosque andino, onde pudemos escutar explicações sobre: os limites geográficos entre o Chile e a Argentina, a disputa pelo domínio no Canal de Beagle, a Isla de Los Estados, Puerto Williams, Cabo Horn, e a vegetação típica do bosque andino que é composta principalmente por lengas e ñires. 
Guia em um dos trechos da trilha
Trilha
Trilha
Trilha
Trilha
Seguimos por uma trilha que nos levava ao Mirante da Bahia Lapataia, de onde se tem uma belíssima vista.
Mirante Bahia Lapataia
Mirante Bahia Lapataia
Mirante Bahia Lapataia
Após contemplarmos a vista do mirante, seguimos pela trilha e descemos até a Bahia Lapataia, onde fomos surpreendidos por golfinhos andinos saltando.

Bahia Lapataia
Bahia Lapataia
Golfinhos andinos
Golfinhos andinos
Golfinhos andinos
Finalizamos nossa trilha com esse espetáculos surpresa e seguimos com a van da empresa Brasileiros em Ushuaia até o Lago Acigami (na língua dos Yámanas), mais conhecido como Lago Roca.

Lago Acigami
Perto do Lago Acigami fica o Centro de Visitantes Alakush, onde há uma exposição (maquetes e painéis explicativos) sobre a história dos Yámanas (como se alimentavam e se vestiam, como caçavam, como foram exterminados e inclusive levados para serem expostos nos zoológicos de Buenos Aires, Paris e Londres).
Centro de Visitantes Alakush
Centro de Visitantes Alakush
Há uma área dedicada a explicar sobre a introdução de animais como coelhos e castores na região e o impacto disto na cadeia alimentar. O Centro de Visitantes Alakush possui lanchonete, banheiros, loja de souvenirs e um mirante com uma bela vista do Lago Acigami.
Centro de Visitantes Alakush
Vista do Lago Acigami
Nosso passeio pelo Parque Nacional Terra do Fogo durou todo o período da manhã. Seguimos para almoçar no Restaurante Andino Gourmet, no centro de Ushuaia (almoço incluso no passeio Megatour da empresa Brasileiros em Ushuaia), e lá nos encontramos com o guia que nos acompanhou no período da tarde à Playa Larga e Glaciar Martial.

À tarde, nossa primeira parada foi na Playa Larga, uma praia frequentada pelos locais e de onde se tem uma bela vista da Baía de Ushuaia. Devido aos fortes ventos da região, muitas árvores possuem o aspecto inclinado, são as chamadas árvores  bandeira. 
Playa Larga
Vista da Baía de Ushuaia
Playa Larga
Playa Larga
Nossa última parada foi no Glaciar Martial e no Mirante da Cidade. A trilha até o mirante do Glaciar Martial não é cansativa e parte dela é feita num trecho onde funciona uma estação de esqui pública. 
Trilha
Trilha
Trilha. Ao fundo, Glaciar Martial
Glaciar Martial
Havia duas opções: seguir a trilha até próximo ao Glaciar Martial, ou pegar a trilha do mirante do Glaciar até o Mirante da Cidade. Optamos pela segunda. 
Mirante da Cidade
No Mirante da Cidade, o guia serviu licor de doce de leite para o grupo, e lá pudemos contemplar a Baía de Ushuaia. 

Antes de ir embora, fomos a uma charmosa cafeteria que fica no início da trilha. Recebemos um voucher da empresa Brasileiros em Ushuaia para um chocolate quente, mas a dona nos atendeu muito mal quando soube que tínhamos esse voucher (e terminamos pagando pelo chocolate quente, mesmo com o voucher) e pudemos ver que ela ignorou o pedido de outras pessoas que terminaram indo embora sem tomar o chocolate quente. 



           

          

Nenhum comentário:

Postar um comentário