quinta-feira, 18 de junho de 2015

Ushuaia-Argentina: Canal de Beagle e Pinguinera Terrestre

Já imaginou seguir num catamarã pelo Canal de Beagle cortando ilhas e observando leões marinhos e aves como cormorões? E descer em uma ilha repleta de pinguins? 

Isla Martillo
Visitamos Ushuaia, Argentina, em Março de 2015, onde passamos 6 dias (5 diárias), e realizamos o total de 6 passeios. Registramos em nossa publicação Ushuaia-Argentina: dicas úteis e roteiro uma série de informações sobre como chegar, onde se hospedar, principais passeios e dicas de roteiro. 

Neste post vamos reunir informações e impressões sobre nosso passeio de catamarã pelo Canal de Beagle para observar leões marinhos, cormorões e o Farol e nossa fantástica experiência com a Pinguinera Terrestre. 
Leões Marinhos
O passeio de Catamarã pelo Canal de Beagle e o da Pinguinera Terrestre é realizado pelas empresas Canoeiros e Piratour, respectivamente. Compramos nossos bilhetes através da empresa Brasileiros em Ushuaia, pois fechamos todos os passeios com eles, mas é possível contratar diretamente junto aos stands das empresas Canoeiros e Piratour, que ficam na orla da Baía de Ushuaia, próximo ao porto.


 
Realizamos o passeio pelo Canal de Beagle pela manhã, às 9h. O embarque é realizado no Porto, na Baía de Ushuaia, e uma guia segue fornecendo explicações ao longo do trajeto, que dura em média 3h.


Os catamarãs são bem equipados e servem lanches simples, porém caros. Há também profissionais que tiram fotos dos turistas para vender depois. No local de embarque há lojas de souvenirs.  
Cataramã da Canoeiros
A vista das montanhas, algumas com picos nevados, ao longo do passeio, é linda! Nossa primeira parada foi numa ilha repleta de cormorões, que são aves muito parecidas com pinguins.
Ushuaia
Cormorões
Cormorões
Nossa segunda parada foi em uma pequena ilha do Arquipélago de Bridges onde percorremos uma pequena trilha em poucos minutos ouvindo a explicação da guia sobre as direções em que se pode chegar à Antártida, Chile e Argentina.
Ilha do Arquipélago de Bridges
Depois, seguimos para uma ilha repleta de leões marinhos, onde ficamos parados alguns minutos contemplando. Por último, seguimos para o famoso Farol Les Eclaireurs. Mas este não é o Farol do Fim do Mundo que inspirou Julio Verne, que na verdade se localiza na Isla de Los Estados, cuja réplica está no Museu do Presídio. Retornamos para o porto ao meio dia.

Leões Marinhos
Leões Marinhos
Leões Marinhos
Farol Les Eclaireurs
Farol Les Eclaireurs
O percurso termina com a observação do Farol Les Eclaireus, mas há uma opção de passeio de barco pelo Canal de Beagle (passeio longo) onde, além de observar o Farol, os leões marinhos e os cormorões, o catamarã segue até a Isla Martillo para contemplar os pinguins, entretanto, não é possível descer na ilha, apenas observar os animais a partir do barco. Acreditamos que a experiência da Pinguinera Terrestre, mais detalhada abaixo, onde podemos descer na ilha e andar entre os pinguins é mais interessante e emocionante.


Após o passeio de catamarã pelo Canal de Beagle, fomos almoçar no Ramos Générales Bar Bistro e Vinotecana Avenida Maipu (confira aqui). 

Às 14:30h, seguimos para o stand da empresa Piratour de onde saímos para o nosso passeio da tarde: a tão aguardada Pinguinera Terrestre. A Piratour é a única empresa autorizada a fazer este passeio, que ocorre de outubro até início de abril.

Dica: É importante reservar com antecedência, de preferência assim que você chegar a Ushuaia, pois há um número limitado de pessoas por dia autorizadas a descer na ilha para observar os pinguins, e por ser um passeio muito procurado, costuma lotar rápido.
Transporte da Piratour para a Pinguinera Terrestre
Seguimos com o transporte da Piratour até a Estância Harberton (a viagem dura em média 1h30min) de onde sai a pequena embarcação para a Isla Martillo. No caminho, fizemos uma pequena parada para observar as árvores bandeira, que ficam na posição quase horizontal devido aos fortes ventos! 
Árvores bandeira
Árvores bandeira
A Estância Harberton, a mais antiga da região, foi fundada por Thomas Bridges, missionário anglicano. Hoje, seus descendentes continuam morando nesta estância, que é uma propriedade privada. Antes eles criavam animais, mas hoje vivem do turismo. No local, há hospedagem e também o Museu Acatushún.
Estância Harberton
Chegando à Estância, seguimos com um bote por cerca de 10 minutos até a Isla Martillo para observar os pinguins, onde ficamos por cerca de 1h. 
Bote na Estância Harberton
Fomos recebidos na ilha por dois simpáticos pinguins-de-magalhães, que aguardaram curiosos nossa descida do bote.
pinguim-de-magalhães
O guia nos explicou um pouco sobre a rotina dos pinguins na região, e pudemos caminhar entre eles, observá-los entrando na água, em suas tocas e alguns até trocando penas. Havia três espécies: pinguim-de-magalhães, que possuem a penugem preta e branca; o papua, com o bico laranja; e o pinguim-rei, o mais imponente. Definitivamente, foi uma experiência fantástica!!!
pinguim papua
pinguim-de-magalhães
pinguim-de-magalhães trocando as penas
pinguim-rei
pinguim-de-magalhães
pinguim-rei
pinguim-rei
pinguim-rei
Saímos da ilha às 17:30h e retornamos para a estância, onde paramos para uma lanche numa casa de chá e depois seguimos para o Museu Acatushún, que fica dentro da propriedade. A vista ao museu foi muito rica, onde ouvimos explicações sobre animais que vimos ou que ouvimos falar. No local há muitos esqueletos de animais como pinguins, lobos marinhos, baleias, orcas, golfinhos entre outros, além de um laboratório com uma vasta coleção de esqueletos das mais diversas espécies.
Museu Acatushún
Esqueleto na área externa do Museu Acatushún
Museu Acatushún
Iniciamos nosso retorno ao centro de Ushuaia às 19h, e chegamos apenas às 20:30h. A experiência dos dois passeios foi imperdível. Recomendamos muito. 

É isso. Continue acompanhando nossos passeios em Ushuaia. ;)


        

          

Nenhum comentário:

Postar um comentário