domingo, 18 de outubro de 2015

Ushuaia-Argentina: Passeio de 4x4 e Laguna Esmeralda

Quer um passeio cheio de aventura? Que tal a bordo de um 4x4 passando por trilhas até os belíssimos Lagos Escondido e Fagnano? E pra fechar o dia, nada melhor do que uma trilha até a belíssima Laguna Esmeralda, com a possibilidade de ver os castores.
Laguna Esmeralda
Visitamos Ushuaia, Argentina, em Março de 2015, onde passamos 6 dias (5 diárias), e realizamos o total de 6 passeios. Registramos em nossa publicação Ushuaia-Argentina: dicas úteis e roteiro uma série de informações sobre como chegar, onde se hospedar, principais passeios e dicas de roteiro. 

Neste post vamos reunir informações e impressões sobre nosso passeio de 4x4 aos Lagos Escondido e Fagnano, realizado pela manhã; e nossa trilha à Laguna Esmeralda, realizada no final da tarde.

Passeio 4x4
Contratamos o passeio junto à empresa Brasileiros em Ushuaia e nosso guia foi o Facundo (não temos certeza se escreve assim!), super atencioso, paciente e sempre com boas explicações. Ele foi nos buscar no hotel às 08:30h da manhã, e dali seguimos inicialmente pela Rota 3.

Nossa real aventura começou quando saímos da Rota 3 e seguimos por trilhas passando por trechos de lama, água e algumas subidas.



A primeira parada foi no mirante do Lago Escondido e Fagnano, mas havia muita neblina, pois o dia estava chuvoso.


Mirante Lagos Escondido e Fagnano
Seguimos, então, até a parte mais baixa, onde ficamos um tempo na beira do Lago Escondido.
Lago Escondido
Lago Escondido
Nossa próxima parada foi na Estância Los Álamos, à beira do belíssimo Lago Fagnano. A estância fica a cerca de 62 Km de Ushuaia, num povoado de 10 mil habitantes. 
Estância Los Álamos
Estância Los Álamos - Lago Fagnano
Essa parada foi mais demorada, onde pudemos ter acesso a uma cabana com aquecedor a lenha e um lanche preparado pelo guia (pequena mesa de frios, vinho, refrigerantes, molhos e pão). Tudo muito organizado e gostoso. 
Estância Los Álamos - Cabana
Interior da cabana
Depois de lanchar, aproveitamos para passear um pouco na beira do lago, e curtir aquele ambiente agradável. 
Estância Los Álamos - Lago Fagnano
Estância Los Álamos - Lago Fagnano
Retornamos para Ushuaia ao meio dia, mas no caminho paramos no mirante dos Lagos Escondido e Fagnano, onde conseguimos contemplar a bela vista, agora já sem neblina.
Mirante dos Lagos Escondido e Fagnano
Mirante dos Lagos Escondido e Fagnano
Lagos Escondido e Fagnano
Lagos Escondido e Fagnano
Retorno para Ushuaia - Pórtico
À tarde, almoçamos o Gelato Ice Bar (confira aqui) e às 15h fomos para a agência Brasileiros em Ushuaia, de onde saiu o passeio para a Laguna Esmeralda.

O passeio à Laguna Esmeralda pode ser realizado tanto pela manhã como à tarde, e através de agência ou por conta própria. Escolhemos o período da tarde pela possibilidade de ver os castores à noite, no retorno da trilha. E, como o percurso para ver os castores é fora de trilha e já à noite, com o tempo escurecendo, achamos mais prudente realizar com um guia.

De qualquer maneira, quem opta por realizar a trilha por conta própria, geralmente o faz pela manhã ou início da tarde. As trilhas são de fácil acesso, bem sinalizadas, de baixa/média dificuldade e há um transporte público que sai do centro de Ushuaia, próximo ao porto, e deixa os turistas em frente ao início da trilha. Quem quiser ir de carro, há também a opção de estacionamento. 
Sinalização na trilha 
Estacionamento 
Saímos com o transfer da empresa Brasileiros em Ushuaia às 16:45h em direção ao início da trilha para a Laguna Esmeralda (os dias em Ushuaia no verão são mais longos!). Nosso grupo foi guiado novamente pelo guia Matías, que esteve conosco no trekking à Laguna Los Tempanos e Glaciar Vinciguerra (confira aqui).
Guia Matías explicando como seria nossa trilha até a Laguna Esmeralda
O percurso de ida à Laguna Esmeralda é de 4,8Km. Chegamos ao lago às 18:15h, onde ficamos um tempo contemplando uma belíssima paisagem. Paramos para lanchar perto de umas árvores à beira do lago, às 18:45h, momento em que começou a chover um pouco, mas nada que atrapalhasse.






Laguna Esmeralda
Laguna Esmeralda
Laguna Esmeralda
Às 19:20h, iniciamos nossa trilha para as castoreiras, e foi maravilhoso, pois conseguimos observar vários castores nadando e se alimentando. 
Trilha
Castor
Já estava escurecendo, e retornamos para a trilha dentro do bosque até o ponto inicial, onde a van da empresa estava nos aguardando. Chegamos às 21:05h, com o tempo já completamente escuro, por isso, se a trilha for realizada no final da tarde, que foi o nosso caso, importante levar lanterna. Chegamos ao hotel às 21:45h e jantamos no Restaurante Tante Sara à meia noite (confira aqui). 
Retorno da trilha
E aqui terminou nossa aventura em Ushuaia! Fizemos o máximo de passeios possível, tentando aproveitar tudo o que a cidade oferecia. Foi uma viagem incrível e recomendamos sempre. Como explicamos em nosso post inicial sobre Ushuaia (confira aqui), fizemos todos os passeios através da empresa Brasileiros em Ushuaia e fomos muito bem atendidos. Ainda queremos voltar à região no inverno para conhecer a famosa estação de esqui Cerro Castor e aproveitar a neve!

Continue acompanhando nossas aventuras! ;)


              

          

Nenhum comentário:

Postar um comentário