domingo, 5 de janeiro de 2014

Gramado-RS

Em junho de 2013 fomos para o Sul do Brasil e um dos lugares que visitamos foi GramadoUma cidade charmosa, com excelente infra-estrutura, organizada, limpa, agradável, romântica, excelente para crianças, ótima culinária e muitas atrações. É um ótimo destino para todas as idades!

Pórtico de Gramado

Chegamos ao aeroporto de Porto Alegre por volta das 10 horas, alugamos um carro na Hertz (o ideal é reservar antes, pois os preços ficam mais em conta), e seguimos para Gramado, que fica distante cerca de 120 Km (2 horas).

Existem dois caminhos, mas optamos pela conhecida Rota Romântica (BR116), que consiste numa rota turística que atravessa diversas cidades de colonização predominantemente alemã. Certamente é a melhor opção, pois a estrada é muito boa, com lindas paisagens, e ainda existe a possibilidade de explorar algumas cidades ao longo do trajeto, apesar de a estrada ter muitas subidas.

Rota Romântica

A outra rota passa por Novo Hamburgo e Taquara, pelas rodovias estaduais RS239 e RS115. Praticamente a mesma distância, mas com subidas menos íngremes. Para quem não vai alugar carro, há opções de ônibus ou transfers oferecidos pelas diversas empresas de turismo.

Seguimos pela Rota Romântica e no caminho paramos em Nova Petrópolis, o Jardim da Serra Gaúcha, onde almoçamos e aproveitamos para passar a tarde apreciando a beleza e conhecendo os pontos turísticos do local (confira nosso post).

Ninho das Águias - Nova Petrópolis

Gramado possui dois pórticos muito bonitos: um na saída de Nova Petrópolis, em estilo bávaro; e, próximo ao Gramadozoo, o Pórtico Taquara, em estilo normando, inaugurado em homenagem à colonização alemã.

Pórtico Taquara

Chegamos no início da noite e fomos direto para o Hotel AlpenhausExcelente estrutura (inclusive os quartos possuem uma pequena copa), boa localização e ótimo atendimento. Como estávamos cansados, jantamos no próprio hotel e fomos descansar. No dia seguinte, acordamos cedo para conhecer a cidade.

Começamos o dia indo ao Lago Negro (aberto 24h, apenas o pedalinho é pago - R$ 15,00, 2 adultos e 1 criança ou R$ 25,00, 2 adultos e 2 crianças). Lindo lugar para caminhar, andar de pedalinho e apreciar a paisagem que, na primavera, fica toda florida com muitas hortênsias ao redor. Como fomos no inverno, elas estavam secas, mas nem por isso a paisagem fica menos bonita.

Lago Negro

De lá, seguimos para o Mini Mundo, que também é parada obrigatória (10h-17h, R$ 18,00)! Uma atração com réplicas de vários pontos do país e do mundo. São miniaturas perfeitas. Ideal para todas as idades! Em dias de chuva, o parque vende capas, e no local há uma charmosa cafeteria.

Mini Mundo

Saindo do Mini Mundo, fomos almoçar na Rua Coberta, onde há boas opções de restaurantes e lojas. No centro de Gramado, tudo é muito perto, portanto, tentamos explorar ao máximo os pontos turísticos na Avenida das Hortênsias, Borges de Medeiros, e adjacências, onde encontramos a Igreja de São Pedroe as estátuas dos apóstolos; charmosos termômetros que rendem boas fotos, especialmente no inverno; o Palácio dos Festivais, sede do Festival de Cinema de Gramado, ocasião em que filmes concorrem ao "Kikito", troféu do festival; a charmosa Praça Major Nicoletti; a Rua Coberta, onde se concentram restaurantes e lojas; e a Prefeitura de Gramado, que é cartão postal da cidade, sendo exemplo da arquitetura típica.

Rua Coberta
Palácio dos Festivais
Igreja de São Pedro
Prefeitura de Gramado
Praça Major Nicoletti
Av. Borges de Medeiros

Também fomos a outro interessante ponto: a Rótula das Bandeiras, uma homenagem aos Estados Brasileiros através das bandeiras hasteadas no local, onde também se encontra uma réplica do "Kikito".

Rótula das Bandeiras

Reservamos a tarde para visitar o Super Carros (museu com carros modernos, onde é possível tirar fotos e dirigir alguns modelos), o Hollywood DreamCars (museu de automóveis clássicos antigos), o Museu de Cera (ótima atração, especialmente para quem está com crianças, com estátuas de celebridades e personagens de desenhos animados) e Harley Motor Show (com exposição de motos Harley Davidson e um pub. Para quem gosta de uma noite mais agitada, às sextas e sábados há música ao vivo). Comprando as quatro entradas, o preço sai bem mais em conta (R$ 70,00).

Museu Super Carros
Museu Hollywood Dream Cars
Museu de Cera

No Museu de Cera, no Harley Motor Show e no Super Carros há profissionais tirando fotos e vendendo no final da atração (os preços são caros, mas você termina levando nem que seja uma, porque algumas fotos ficam bem divertidas!).

Atrações envolvendo chocolate é que o não falta em Gramado, portanto, não podíamos deixar de visitar a Fábrica de Chocolate Caracol, "Reino do Chocolate" (entrada R$ 10,00), com cenários explicando o surgimento do chocolate, um café e lojinha. Nos outros dias que estivemos na cidade, também reservamos um tempinho para ir às lojas da Florybal, Prawer (um dos melhores chocolates) e Lugano

À noite, fomos ao Fondue La Gruyére por indicação de um casal de amigos gaúchos e adoramos. Ambiente agradável, com ótimo atendimento, e fondue excelente.

Fondue La Gruyére
No dia seguinte, visitamos uma atração que combina com o Natal: a Aldeia do Papai NoelFica numa área muito grande e que proporciona uma caminhada legal entre os pinheiros, com possibilidade, inclusive, de ver renas. Achamos mais atrativo para crianças, pois tem o carro do Papai Noel, Bonecos de Neve, Carrossel, a Casa do Papai Noel (o Papai Noel tira fotos com os turistas), e um Monorail (que circula um trecho da Aldeia, mas funciona apenas de acordo com as condições climáticas). Há também um mirante com uma bonita vista das serras e uma lojinha de souvenirs com artigos natalinos bem bonitinhos, como guirlandas, mas não aceita cartão.

Aldeia do Papai Noel

Depois de conhecer a Aldeia do Papai Noel, fomos para a cidade vizinha Canela, onde visitamos o Mundo a Vapor e o Parque Caracol (confira nosso post) e de lá seguimos para Caxias do Sul, onde ficamos hospedados no Hotel Íbis. Passamos os dias seguintes conhecendo Bento Gonçalves, Capital da Uva e do Vinho (confira nosso post), Cambará do SulTerra dos Cânions (confira nosso post), e Caxias do Sul, onde se destaca a Festa Nacional da Uva (confira nosso post).

Voltamos para Gramado 3 dias depois e ficamos mais 2 noites na cidade. Desta vez nos hospedamos no Hotel Galo Vermelho, com boas instalações, quarto confortável e boa localização.

Nos dois dias seguintes ainda visitamos algumas atrações em Canela e Gamado, e desta vez acompanhados de um casal de amigos gaúchos que foram passar o fim de semana conosco. Fomos ao Gramadozoo (R$ 38,00 por pessoa). Funciona diariamente, das 9 às 17h. O zoológico apresenta apenas animais da fauna brasileira, e tenta reproduzir o seu habitat natural. O local é organizado, há muitas placas explicativas, e já na entrada somos recepcionados por muitas aves, que ficam sobrevoando bem pertinho dos turistas. Um encanto. Passeio muito agradável.

Gramadozoo
Há a possibilidade de fazer a visitação durante a noite, uma experiência muito interessante, pois permite observar os animais de hábito noturno.

O ingresso do Gramadozoo garante acesso ao Parque Gaúcho, que fica a poucos minutos do zoológico. Também muito organizado, é o primeiro parque temático que conta a história da formação do gaúcho, retratando seus costumes. Possui, dentre outras atrações, o Memorial Gaúcho, com reproduções dos costumes, do trabalho e da evolução da economia; Restaurante Temático  e arena de doma. Ainda há um programa de resgate de raças de animais crioulos, que é muito interessante, pois é possível conhecer muitos destes animais.

Parque Gaúcho
O passeio em Gramado será incompleto se você não conhecer ao menos um fondue e um café colonial. Além do La Gruyere, fomos outra noite ao Peccatto, que também tem uma boa sequência de fondue, com bom preço e atendimento.

Opções de Café Colonial não faltam. Tente não comer muito durante o dia, pois é incrivelmente farto. Os preços variam muito dependendo do restaurante. Fomos ao Café Colonial da Torre: bom preço e comida razoável.

Ainda há outras atrações que infelizmente não tivemos tempo de visitar: Lago Joaquina Rita Bier, Vale dos Quilombos, Cristais de Gramado, Igreja do Relógio, Museu do Perfume, Mundo Encantado, entre outros.

Gramado é bastante visitado durante todo o ano, mas os turistas são mais atraídos especialmente na Páscoa, no inverno (Julho), em Agosto (quando acontece o Festival de Cinema de Gramado), e em Novembro e Dezembro (época do espetáculo Natal Luz).

Algumas dicas:
- as ruas não possuem semáforos, e o trânsito é orientado por rótulas (rotatórias). Sentimos uma certa dificuldade para estacionar o carro, pois havia muitos turistas. As ruas centrais possuem parquímetros, cerca de R$ 0,45 cada 20min.

- não deixe de pegar panfletos nos hotéis, pois muitos possuem cupons de descontos em atrações e restaurantes. Além disso, a maioria dos restaurantes realizam o transfer gratuito para o hotel/pousada, assim o turista fica tranquilo para degustar os vinhos sem preocupação.

- pertinho de Gramado, você pode visitar Canela, outra cidade com muitas atrações turísticas, e esticar um pouco até Nova Petrópolis, o Jardim da Serra Gaúcha; e Caxias do Sul. Se tiver um pouquinho mais de tempo, vá até Cambará do Sul, onde você poderá apreciar uma belíssima paisagem de cânions e fazer trilhas.

Gramado é um destino para todos, em qualquer época do ano. Seja um passeio romântico, um roteiro gastronômico ou férias com as crianças, é sempre uma ótima opção. Não deixe de visitar! ;)